Intercâmbio Brasil-Portugal no Pirata

20/04/2011 às 06h04 - Portal Pirata

Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Cultural

Na última segunda-feira (18/04), o Pirata recebeu o grupo de Intercâmbio Cultural “Um Oceano de Valores”. Em seu 4º ano de desenvolvimento, o projeto comemora o sucesso da troca de experiências entre nações irmãs.

O programa realizado anualmente surgiu a partir de uma parceria entre o Colégio Cícero Nogueira, em Fortaleza e o Agrupamento Vertical de Escolas de São Brás de Alportel, no Algarve – Portugal. Desde 2008, alunos de 6 a 8 anos e de 12 a 15 anos, têm a chance de se comunicar através de redes sociais com crianças e adolescentes da mesma faixa etária. Na rede eles trocam informações, fazem amizade e se familiarizam com as novidades da cultura de outro país. Após esta preparação, acontece a esperada visita ao outro lado do oceano.

Na programação estão atividades pedagógicas em museus, pontos de leitura, casas de artesanato e centros de tradições populares. A escolha pelo Pirata se dá pela regionalidade de suas atrações. A Quadrilha do Zé Testinha que se apresenta toda segunda-feira, é uma demonstração da forma mais brasileira de comemorar o São João, festa originalmente portuguesa.

Em entrevista, a coordenadora do projeto em Portugal, Fernanda Sancho, falou sobre a riqueza dessa experiência para os alunos: “...eles têm muita curiosidade sobre outras culturas e aprendem se divertindo no período de vivência”. Alguns professores participam do intercâmbio desde a primeira edição e garantem que a cada ano o projeto fica melhor.

Rua dos Tabajaras, 325 - Fortaleza, CE

pirata@pirata.com.br

+55 (85) 4011-6161

Fique por dentro de tudo!