Fundação Pirata Marinheiros inaugura nova sede da Casa dos Nós – Ponto de Leitura

25/05/2010 às 04h05 - Portal Pirata

Inauguração Casa dos Nós - Ponto de Leitura

Inauguração Casa dos Nós - Ponto de Leitura

A Fundação Pirata Marinheiros entregou à comunidade de Caetanos, no dia 15 de maio, a nova sede da Casa dos Nós – Ponto de Leitura, biblioteca comunitária mantida pela Fundação em parceria com a Prefeitura Municipal de Amontada.

Para a criançada, foram dois dias de muita animação, atividades recreativas (como os mini-torneios de futebol de areia), fascínio e magia. A menina Tamiris, por exemplo, que já frequentava a antiga sede da Casa dos Nós, estava completamente encantada. “Ao entrar na nova Casa, ela abriu um sorrisão e se perguntou: ‘É aqui que eu vou brincar agora?’”, contou a diretora da Fundação, Tábtha Santiago.

Durante dois dias, houve também corte de cabelo e exibição de filmes. O Caminhão do Cidadão, do Governo do Estado, atendeu a população e emitiu 77 novos documentos, entre RG e CPF. Mais de 100 pessoas participaram das ações.

A infra-estrutura do novo imóvel, que conta com salas de leitura, brinquedoteca e sala de vídeo, abriga, de modo mais satisfatório, a premiação que o Ministério da Cultura entregou em junho de 2009 à Fundação, através do programa Pontos de Leitura Mais Cultura. O kit recebido pelo Governo Federal contém um acervo bibliográfico de 500 exemplares, um computador, uma impressora e mobiliário básico: cadeira giratória, mesa para computador, três almofadas, dois pufes e duas estantes.

Casa dos Nós – Ponto de Leitura

A Casa dos Nós – Ponto de Leitura, localizada na Vila de Caetanos, em Amontada, é uma biblioteca comunitária criada e mantida, desde 2004, pela Fundação Pirata Marinheiros em parceria com a Prefeitura Municipal de Amontada, que cede uma pedagoga do município para acompanhar as atividades da instituição.

Com a aprovação no Concurso Pontos de Leitura – Edição Machado de Assis, o projeto passou a fazer parte da Rede Biblioteca Viva, sendo o único Ponto de Leitura no município de Amontada. O local representa para a comunidade um importante espaço de inserção social, onde crianças e jovens encontram livros infantis, material de pesquisa, brinquedos, jogos e reforço escolar. O projeto atende alunos e professores de cinco escolas de seis comunidades do entorno da Vila de Caetanos. Em média, a Casa dos Nós – Ponto de Leitura, que possui um acervo de mais 2000 livros, recebe 60 visitas diárias e realizou, só em 2009, o empréstimo de 650 livros. Diariamente, são atendidos cerca de 35 estudantes para reforço escolar.

Saiba Mais

Pontos de Leitura Mais Cultura no site do Ministério da Cultura. Clique aqui

Rua dos Tabajaras, 325 - Fortaleza, CE

pirata@pirata.com.br

+55 (85) 4011-6161

Fique por dentro de tudo!