Fundação Pirata Marinheiros realiza parceria com 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia

11/09/2008 às 02h09 - Portal Pirata

Grupo de Rendeiras do Maceió

Grupo de Rendeiras do Maceió

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou, do dia 05 ao dia 10 setembro, em Fortaleza, seu 63o Congresso com o tema “Dermatologia e Compromisso Social”. Entre as várias atividades e ações desenvolvidas, destacamos as ações de caráter social que envolveu algumas instituições não governamentais, entre elas a Fundação Pirata Marinheiros.

A realização das ações sociais foi divida em três momentos, a preparação e a realização do 63o Congresso e as ações pós-congresso. Na preparação a parceria firmada com Fundação Pirata Marinheiros envolvia ações com as rendeiras da Praia de Maceió, os pescadores e os jovens aprendizes de Fortaleza. Na realização do congresso temos ações com as rendeiras, os jovens aprendizes e Casa dos Nós. E por fim, nas ações pós-congresso tem como beneficiários a Casa dos Nós e as crianças e famílias atendidas pela Fundação Pirata.

Grupo de Pescadores do Litoral
Através de parceria com a Federação de Pescadores do Estado do Ceará – FEPESCE foi realizada pelo Dr. Vidal Haddad Júnior uma palestra sobre Acidentes com plantas e animais marinhos nocivos ao homem. Participaram do evento, representantes de 06(seis) municípios do nosso litoral, o que representa um total de aproximadamente 12.000(doze mil) pescadores e marisqueiras, representados por 100(cem) agentes multiplicadores.

Grupo de Rendeiras do Maceió
A Associação das Rendeiras do Maceió foi responsável pela confecção de 140 peças de renda de bilro que foram utilizadas pelas recepcionistas do congresso. A produção destes produtos mobilizou cerca de 50 mulheres das comunidades de Maceió e Sítio Bode, do Assentamento Maceió em Itapipoca. Durante os cinco dias do evento foram comercializadas 461 peças de renda de bilro, beneficiando mais de 90 rendeiras.

Grupo de Jovens para o Primeiro Emprego
A Fundação Pirata Marinheiros em parceria com o Centro Cultural Zé Testinha selecionou 11 jovens, que juntamente com outros 10 jovens selecionados pela Associação Peter Pan, receberam uma capacitação na área de recepção em eventos.

Os jovens foram capacitados pela ARX Eventos de Fortaleza e Malu Losso Eventos de São Paulo, com a finalidade de desenvolverem as funções de recepcionista durante o Congresso. Além da capacitação os jovens receberam fardamento, transporte, alimentação e ajuda de custo. Ao final do evento foi entregue certificado e carta de recomendação da organização do Congresso.

Coleta Seletiva
Durante os 5 dias de evento o Congresso reuniu, diariamente, mais de quatro mil participantes, o que gerou um grande volume de resíduo. Antecedendo a este fato, a Organização do evento juntamente com a Fundação Pirata Marinheiros viabilizou a instalação da Coleta Seletiva no Centro de Convenções, local de realização do evento. Foi preparada uma equipe de 04 catadores e disponibilizado 10 jogos de tambores, com 05 unidades cada, para a realização da coleta na parte interna do Centro Convenção. Após a coleta interna os resíduos eram encaminhados à parte externa onde eram selecionados e posteriormente encaminhados para o local da reciclagem.

Doação de livros para a Casa dos Nós
Entre as ações sociais do 63o Congresso Sociedade Brasileira de Dermatologia a Casa dos Nós foi beneficiada com a doação de 89 livros, da literatura infanto-juvenil brasileira, para enriquecer o acervo de sua biblioteca. A Casa dos Nós é espaço comunitário que funciona diariamente como biblioteca e brinquedoteca, lá as crianças e jovens encontram livros infantis, material de pesquisa, brinquedos, jogos e reforço escolar. O espaço atende alunos de 5 diferentes escolas da região de 6 comunidades diferentes. Diariamente são atendidas aproximadamente 35 estudantes para reforço escolar, recebe em média 50 visitas diárias. No ano de 2007 a Casa dos Nós recebeu mais de 3000 visitas e realizou o empréstimo de aproximadamente 650 livros.

A Casa dos Nós é um espaço criado em 2004 e mantido pela Fundação Pirata Marinheiros em parceria com a prefeitura Municipal de Amontada que cede uma pedagoga da comunidade para acompanhar as atividades da casa.

Doação de brinquedos e jogos pedagógicos
Durante o evento foi disponibilizado um espaço para arrecadação de brinquedos e jogos pedagógicos doados pelos congressistas. Os produtos arrecadados beneficiaram crianças atendidas pelo IPREDE, Casa do Menino Jesus, Peter Pan e Fundação Pirata Marinheiros. No caso da Fundação os brinquedos serão entregues as crianças do Projeto Motivação na festa do dia 12 de outubro, dia das crianças, e os jogos educativos encaminhados para a brinquedoteca da Casa dos Nós. A entrega dos produtos arrecadados será realizada durante a palestra sobre problemas dermatológicos ministrada por um profissional indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Deste momento participarão todos os beneficiários atendidos pela Fundação as crianças, suas famílias e os idosos.

Doação de Tecidos
Parte do Centro de Convenções foi decorado com tecido de diversas cores, ao termino do evento este material foi doado as instituições parceiras do Congresso. A Fundação Pirata Marinheiros foi beneficiada com 406 kg de tecidos, que será revertido em uniformes, material para cursos, entre outros, para atender aos participantes dos projetos.

Rua dos Tabajaras, 325 - Fortaleza, CE

pirata@pirata.com.br

+55 (85) 4011-6161

Fique por dentro de tudo!